Como Começar de Novo - Produtividade na área da escrita
Geral / Fácil
Criada 26 jul 2019 por Marina Lopes
Esta página foi editada pela última vez à(s) 12:28 de 08 ago 2019 por Marina Lopes.
A vida está cheia de obstáculos que tendem a eliminar a nossa vontade de fazer mais. Quando se quer começar uma carreira na área da escrita, é muito comum uma pessoa desistir de trabalhar num livro de ficção, não-ficção ou mesmo num blog pessoal e torna-se, por vezes, difícil de voltar a escrever.
Comentários negativos, falta de vontade, falta de inspiração e falta de apoio são algumas das razões que levam um escritor a desistir. Para o ajudar a voltar à produtividade e a acreditar em si mesmo, este artigo contém dicas chave para começar de novo.
É necessário muita persistência e força para aguentar escrever horas a fio. Você precisa de aprender a ser paciente e a acreditar que tudo aquilo que escreve é único e merece ser lido. [1]
Índice
1. Saber ignorar qualquer comentário maldoso
2. Escrever em papel todas as suas ideias
Muitos escritores mais jovens tendem a usar o computador para escrever e isso não está de todo errado. No entanto, é necessário sair da zona de conforto. Comece com as suas ideias brilhantes. Com certeza tem muitas, sejam elas temas para um novo projeto ou falas de personagens que você imaginou enquanto tentava adormecer. Escreva tudo isso num bloco de notas ou numa simples folha de papel. Vai reparar que a escrita à mão torna as suas palavras melhores e vai querer escrever tudo mais detalhadamente.
3. Permita-se escrever coisas sem sentido
Quantas vezes você tenta escrever as suas ideias e acaba por escrever algo que não tem sentido? Acontece aos melhores e até os melhores se zangam quando isto acontece. No entanto, é crucial que permita ao seu cérebro indicar algo sem sentido para escrever. Uma vez que as ideias fiquem escritas, pode sempre voltar atrás e, dessa “porcaria” que pensa que escreveu, vai sair algo bem escrito e sentimental.
4. Tenha a sua rotina definida
Rotina.
Talvez não seja bem sua cara mas, tal como referido acima, precisa de sair de sua zona de conforto. A criação de uma rotina de escrita é crucial para que cumpra todos os seus objetivos e para que se sinta mais motivado.
Estabeleça:
- Número de horas que deve passar a escrever;
- Uma data limite para acabar de escrever um capítulo/livro inteiro[2]
Tome nota de que primeiro tem que odiar e, só depois, vai amar.
A carreira de um escritor não é fácil mas se seguir algumas dicas e se se mantiver motivado, vai acabar por ser bem sucedido.
Escolha sempre um dia em que esteja a sentir-se motivado e criativo para começar o seu novo projeto.[3]
Visite também o artigo Como Escrever Um Livro.