Como Se Tornar Um Freelancer
Geral / Intermediário
Criada 21 jun 2019 por Marina Lopes
Esta página foi editada pela última vez à(s) 14:55 de 21 jun 2019 por Marina Lopes.
Full-Time, Part-Time ou apenas para fazer crescer seu currículo. Tornar-se um Freelancer tem mais benefícios do qur contrariedades, sendo que pode trabalhar em qualquer lugar, você mesmo escolhe seus horários, tem espaço para todos os serviços, dede tradutores a fotógrafos e designers e seu salário depende quase a 100% de você (unilancer.br).
Antes de se aventurar no mundo de Freelancing, há alguns passos a ter em conta para que não perca nenhuma oportunidade em mostrar seu trabalho a diversos clientes.
Índice
1 - Construa um Portefólio
Quando temos nossa ideia de nos tornarmos freelancers, esquecemos que a maioria dos clientes que procuram profissionais pedem que envie alguns trabalhos que você já tenha feito. Por isso mesmo é importante se preparar primeiro. Qualquer que seja sua área, tente construir algo profissional e bem estruturado. Assim, suas prospostas de trabalho vão ser bem consideradas.
2 - Procure os melhores websites para Freelancers
Não “salte” logo para o primeiro site que encontrar. Esse é um erro que muitas pessoas fazem. Existem sites não qualificados e, o que pode acontecer, é você fazer um trabalho e não ser pago. Aqui lhe deixo os melhores sites de freelancing conhecidos:
- Upwork
- Workana
- Fiverr
- Freelancer
3 - Crie um bom perfil
4 - Estude bem as ofertas de trabalho antes de as aceitar
Seu lema deve ser “Só aceito se souber que posso completar este projeto com qualidade garantida”. Existem milhares de ofertas de projetos todos os dias e é muito tentador para um freelancer enviar propostas para aqueles que pagam melhor ou, então, não ler o que o cliente pede e candidatar-se a tudo o que lhe parece apropriado. Isto não só é um erro mas é também desmotivante para o freelancer. Você vai fazer bastantes propostas, no entanto e porque os trabalhos não são indicados para você, não vai receber ofertas e vai acabar por desmotivar. É muito importante ter noção do que consegue fazer e do que vai para além das suas habilidades.