Como Adquirir Cidadania Portuguesa
Geral / Intermediário
Criada 01 out 2019 por Marina Lopes
Esta página foi editada pela última vez à(s) 18:21 de 11 out 2019 por Marina Lopes.
Com cada vez mais estrangeiros a escolherem Portugal como o seu país de eleição para viver, criar os filhos, estudar e trabalhar, a cidadania portuguesa é cada vez mais procurada. Muitas das pessoas desconhecem como adquirir esta cidadania, sendo que não pode ser concebida a qualquer um. A nacionalidade dos avós, companheiro/a etc tem um grande peso na aquisição da cidadania deste país e é provável que muita gente nem saiba que lhe pode ser concebida. Tome nota do que ter em conta quando quiser adquirir a Cidadania Portuguesa.
Índice
Filhos de Cidadãos Portugueses
Bisnetos de Cidadãos portugueses
Se, por exemplo, o seu avô ou bisavô adquirir a nacionalidade portuguesa, você pode, por conseguinte, seguir com um pedida para que a mesma lhe seja atribuída, uma vez que se tornou neto/bisneto de um cidadão português.
Conjegues de cidadãos portugueses
Se, porventura, estiver casado há mais de 3 anos com um cidadão português, com o casamento feito em Portugal e que demonstre ligações claras com a comunidade portuguesa, poderá optar por solicitar a cidadania.
Filhos menores/incapazes de cidadão que tenha adquirido cidadania portuguesa
Se for filho/a de um cidadão que tenha adquirido a nacionalidade portuguesa e se mostrar laços evidentes com a comunidade portuguesa.. No entanto, precisa de ser menor de idade ou demonstrar incapacidades.
Residentes em portugal há 5 anos
Se for estrangeiro, maior de idade, a viver legalmente em Portugal há mais de 5 anos.
Ligação à Comunidade Portuguesa: Fatores
Residência legal em Portugal há pelo menos 3 anos quando pedir a cidadania, inscrito nas finanças e no Sistema Nacional de Saúde e conhecimentos da língua Portuguesa aprendidos numa escola em Portugal.
Residência legal em Portugal há mais de 5 anos quando fizer o pedido, estiver registado nas finanças e no sistema nacional de saude
Ou se o Governo, quando analisar a sua situação, concluir que: Tem residencia legal em portugal se desloca a Portugal regularmente Tem uma ligação com uma comunidade portuguesa no estrangeiro
Entre outras.