Aprenda a Programar Computadores em 3 Passos Fáceis

De WikiAjuda
Revisão de 15h55min de 16 de abril de 2019 por Samuel souza (discussão | contribs) (Mais ajustes de Layout)
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página foi editada pela última vez à(s) 21:57 de 16 abr 2019 por Samuel souza.

Neste artigo você aprenderá a codificar em qualquer linguagem de programação com três passos fáceis. Toda linguagem de programação possui 3 blocos fundamentais: Variáveis, Estruturas de controle e Funções. Você aprenderá como funcionam esse três fundamentos. Para testar os conceitos que você aprenderá vamos usar a linguagem de programação Python.

Para instalar o Python em seu computador siga os passos descritos no artigo: Como Instalar e Configurar o Python no Windows Com o Sublime Text.


1 - Variáveis

A parte mais fundamental de todo programa de computar são as variáveis. Eles estão presente em toda linguagem de programação. Variáveis são: Nomes que Armazenam Valores.

Por exemplo, crie um novo arquivo Python e digite o seguinte código:



Importante:
  • Todo código que você escreve é lido de cima para baixo.

O que aconteceu?

Você acabou de criar sua primeira variável e ela se chama: variavel. Esse é o nome dela e é assim que você vai usá-la daqui para a frente. Sua variável também possui um valor e ele é ‘Olá Mundo’. Para ver o valor de sua variável você usou a Função print() para imprimir o valor na tela.

Mas o que é uma função ?

2 - Funções

Funções são nada menos que blocos de código que podem ser reutilizados. Como o nome já diz, elas realizam uma função e depois te dizem o resultado do trabalho realizado. As funções possuem: Um Nome, Parâmetros, Corpo e Retorno. Vamos reescrever o código anterior da seguinte forma:



O que aconteceu ?

  • Antes de tudo você definiu uma nova função. Essa função tem: Nome imprimirNaTela, aceita 1 Parâmetro chamado variavel e um corpo é onde toda a lógica da função acontece. Nesse caso a lógica da função é a seguinte: Se(if é uma estrutura de controle) o valor do parâmetro é igual a ‘Olá’ a função chama a função print() para imprimir o parâmetro na tela. Por fim, a função retorna o valor True.
  • Você então criou duas variáveis: variavel1 = ‘Outro’ e variavel2 = ‘Ola’
  • Até agora nada foi executado, apenas definindo. A execução começa quando o Python lê a instrução imprimirSeOla(variavel1) executando toda a lógica da função que você definiu anteriormente.

Você executou essa função? Qual foi o resultado? Agora tente trocar imprimirSeOla(variavel1) por imprimirSeOla(variavel2) e veja o que acontece.

Você vai encontrar uma lista de funções pré-definidas na documentação do python [1].

E quanto as Estruturas de Controle ?

3 - Estruturas de Controle

Estruturas de Controle ajudam o seu código a tomar decisões e automatizar os a lógica do seu código. Elas são sem dúvida a parte mais importante e você provavelmente vai usá-la o tempo todo. O if que você aprendeu na seção anterior testa se um certa condição é verdadeira e executa os passos somente se a condição é satisfeita.

Por exemplo, se quiséssemos alertar ao usuário que ele inseriu um valor diferente de ‘Olá’ poderíamos modificar a função anterior para a seguinte:



O que aconteceu ?

  • O else é parte da estrutura if ele é execudato somente quando a condição do if não é satisfeita
  • Como o valor passado em imprimirSeOla() não é ‘Ola’ o else é executado dizendo: - Esse valor não é Ola, Tente de novo!

Agora mude o imprimirSeOla('Outro Valor') para imprimirSeOla('Ola') é observe o que acontece. Existem outras estruturas de controle! Se você quer estudar mais um pouco sobre o assunto vale a pena ler esse artigo [2].

  1. Built-in Functions, ‘‘Python Software Foundation’’.
  2. Estruturas de condição e repetição em Python, DevMedia.