Como investir seu dinheiro na bolsa de valores

De WikiAjuda
Revisão de 07h21min de 14 de junho de 2020 por Wanda (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página foi editada pela última vez à(s) 13:21 de 14 jun 2020 por Wanda.

Imagine um mercado central de alguma cidade onde os comerciantes expõem as suas mercadorias para compradores interessados. Estes clientes andam, pesquisam, comparam preços, fazem ofertas e, finalmente, decidem comprar um determinado produto.

As bolsas de valores, em um grau mais complexo, funcionam mais ou menos da mesma maneira. Ou seja, quando uma empresa deseja se capitalizar e ampliar a produção de um automóvel ou criar um modelo novo, por exemplo, ela vai até a bolsa de valores e vende ações.

Do outro lado há investidores (clientes) que compram estas ações e passam a serem “donos” de um pedaço desta empresa. O lugar onde a empresa e os investidores se encontram é a bolsa de valores, o equivalente ao mercado central no nosso exemplo.

No Brasil, as bolsas de valores funcionam desde 1890 [1]. A BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) é o maior mercado de ações do Brasil e um dos maiores do mundo.

Qualquer pessoa pode investir na bolsa de valores e, ao contrário do que diz o senso comum, não é necessário altas quantias para fazer isso. É perfeitamente possível investir com pouco dinheiro e ter um bom retorno.

Mas, fica desde já o alerta de que o investimento em ações da bolsa de valores é uma operação de risco, ou seja, há oscilações no valor das ações que podem, eventualmente, gerar lucros ou prejuízos para você. O que será, seguramente, minimizado se você seguir o nosso tutorial.

Como investir na bolsa de valores - Imagem Getty Images - WikiAjuda

Imagem: Getty Images[2].


O que são as ações da bolsa de valores

As ações [3] representam, como mencionado acima, pequenos pedaços da empresa. Estes pedaços recebem o nome técnico de capital social. Ao comprar um destes pedaços, você se torna “sócio” da empresa. Isso significa que se a empresa for bem administrada e gerar lucro, você, como “sócio”, receberá a sua parte neste lucro.

Por outro lado, se ela for mal e tiver prejuízo, o preço das ações cai e você será sócio também neste prejuízo, ou seja, perderá dinheiro. As principais ações negociadas na bolsa são as ações ordinárias (ON), que garantem o voto dos investidores nas assembléias e decisões da empresa e as preferenciais, sem direito a voto, mas que garante dividendos (lucros) fixos aos acionistas [4].

As ações na bolsa de valores variam (oscilam) de preço

Há vários fatores que podem interferir no valor das ações em um determinado momento. E é exatamente por isso que a bolsa de valores é um mercado de risco. A administração da empresa, a decisão de investir, a seriedade e a imagem da empresa na sociedade, políticas governamentais, a política em si e seus conflitos, a quantidade de papéis (ações) que a empresa pretende negociar e até as eventuais especulações dos investidores interferem no preço de compra e venda das ações.

Fique de olho no mercado financeiro e nas avaliações dos especialistas e de seus consultores , para colocar o seu dinheiro no lugar certo. As ações na bolsa oscilam em função de diferentes fatores e é exatamente por esta razão que elas são um investimento de risco.

Como investir na bolsa de valores - Acoes Imagem Pixabay - WikiAjuda

Imagem: Pixabay[5].

Como investir na bolsa de valores

O investimento na bolsa de valores não é feito diretamente pelo investidor; ele é intermediado por bancos e corretoras de valores [6]. O valor que você tem para investir é depositado na conta destas instituições e fica à disposição para as suas aplicações. Estas são feitas, na maioria dos casos, de forma remota, através das chamadas “home broker” [7], que são plataformas digitais para a realização das transações.

Siga, sempre que possível, as orientações dos consultores de sua instituição de preferência para investir. Eles acompanham o mercado de ações e reúnem as condições necessárias para guiar você a fazer um bom investimento. Mantenha-se também permanentemente informado sobre as bolsas e o mercado de ações. Assim você terá mais elementos para conversar com os seus consultores e investir com menor grau de risco.

Abra uma conta digital no Nubank e transfira dinheiro para qualquer banco ou corretora sem custos.

Quanto investir na bolsa de valores

Bem, isto é bastante variável e vai depender da sua capacidade financeira. Os especialistas indicam algo em torno de 5 a 10% do dinheiro que você tem disponível para investir. Um bom conselho também é diversificar as suas aplicações, ou seja, não aplicar tudo em um só lugar.

Para saber quanto investir, procure saber das taxas, impostos e outros valores que estarão envolvidos na transação, pois elas impactam o seu orçamento e o resultado final de suas transações.

Para decidir quanto investir, é preciso esclarecer que esta decisão deve ser pensada em longo prazo, em anos, por exemplo. Há fortes indícios de que quanto mais rápido se quer o retorno do investimento na bolsa, mais arriscada será a operação e, por isso mesmo, mais sujeito a erros e prejuízos.

Como investir na bolsa de valores - Imagem de Pexels - WikiAjuda



Calcule bem quanto quer investir na bolsa e diversifique os seus investimentos. Especialistas recomendam investir no máximo 10% do dinheiro que você tem disponível para esta finaildade.

Aprenda mais sobre a bolsa de valores, vendo o vídeo abaixo:

Como eu aprendi sobre a bolsa de valores

Fazendo outros investimentos

Como dissemos antes, recomenda-se diversificar as aplicações para a pessoa que deseja investir o seu dinheiro e fazê-lo crescer. Há outros investimentos no mercado financeiro. O mais popular deles é a poupança [8], ideal para quem tem pouco dinheiro e quer manter minimamente o poder de compra do seu dinheiro, com total segurança.

O investidor pode aplicar também no chamado Tesouro Direto [9], que vem crescendo nos últimos anos no gosto dos brasileiros. Trata-se, na realidade, de títulos da dívida pública do governo brasileiro, que apresenta risco mínimo e rendimentos maiores que a poupança. O aplicador pode optar por definir os juros antes da operação (pré-fixados) ou para depois da aplicação (pós-fixados).

O volume de aplicações no Tesouro Direto vem crescendo, o que é uma prova da sua seriedade. Os valores para aplicação são bem acessíveis. A partir de R$ 30,00 é possível aplicar, inclusive on-line. Vale a pena conhecer esta modalidade [10]. O investimento no Tesouro Direto, que são títulos da dívida pública do Governo Federal, vem crescendo no Brasil nos últimos anos e apresentam rentabilidade superior à da poupança.

Como investir na bolsa de valores - Tesouro direto - WikiAjuda

Imagem: Escola Virtual do Governo[11].

Aprenda mais sobre dinheiro com nossos tutoriais:

Fontes e Referências

  1. Bovespa: a história da bolsa de valores de SP e do mercado acionário brasileiro, Portal Economia IG
  2. Getty Images PT, Portal Getty Images
  3. O que são ações, Portal XPI
  4. Acionista, Portal Wikipedia
  5. [pixabay.com/pt Pixabay Pt], Portal Pixabay
  6. Corretora de valores, Portal Wikipedia
  7. Home Broker, Portal Suno Research
  8. Conta poupança: saiba o que é, como funciona e quanto rende, Portal Dicionário Financeiro
  9. Tudo o que você precisa saber sobre o Tesouro, Portal Tesouro Direto
  10. Curso Tesouro Direto, Portal Escola Virtual do Governo
  11. Página inicial Escola Virtual do Governo, Portal Escola Virtual